O QUE É WICCA?

Wicca é uma religião pagã moderna que envolve diferentes Tradições (denominações), que podem ou não possuir origens em comum. A Wicca surgiu e se desenvolveu a partir de antigos movimentos, tomando seu formato atual durante os séculos XIX e XX AD. 

Como regra as características que definem a Wicca incluem:

* A devoção ao aspecto feminino da Deidade (Deusa) somente ou em associação ao aspecto masculino (Deus).

* A crença que a Deidade chega às pessoas em diferentes formas, independente de sua personalidade, capacidade, e cultura, e sendo assim todas as faces da Deidade são válidas para Ela.

* A crença de que todas as coisas estão conectadas através da Deidade, frequentemente expressas através dos Quatro Elementos como qualidades simbólicas da existência.

* A crença na Wiccan Rede “Sem prejudicar ninguém, faça o que quiseres” – um corolário da Lei de Thelema (Faça o que quiseres), de Rabelais.

* A crença da reencarnação e algumas versões do Karma, frequentemente contidos na “Lei Tríplice” – o que você fizer retornará a você múltiplas vezes.

* A crença em magia, que acessa e direciona os poderes mais elevados da alma, e que o uso de magia é benéfico quando utilizado de forma sábia: que nós somos como “co-criadores” de nossas próprias vidas, e não simplesmente receptáculos passivos do destino.

QUAL A ORIGEM DA WICCA?

Wicca é uma religião do mundo moderno que possui raízes heterogêneas e diversas Tradições, algumas das quais podem possuir algo em comum entre si. As raízes da Wicca traçam tanto uma sobrevivência (geralmente fragmentaria) como um resgate das religiões clássicas e tribais européias, movimentos herméticos e alquímicos, cerimonialismo, maçonaria, Deísmo e espiritualismo. Muitas pessoas englobam todas estas práticas sob o termo “Bruxaria”, usando-o como um termo genérico para as práticas metafísicas não cristãs.
Por volta do século XIX recebeu forte influência de religiões asiáticas, nativas americanas e africanas.

Estes elementos heterogêneos começaram a tomar forma na religião wiccan moderna quando descendentes destes vários movimentos viram a si mesmos e às suas práticas, correta ou incorretamente, refletidas nos escritos de Charles Leland, Margaret Murray e Dion Fortune (entre outros), no final do século XIX e início do século XX.

Em meados do século XX o movimento tomou caráter público através dos escritos de Gerald Gardner, Sybil Leek e Stewart Farrar. Atravpes de seus escritos, Gardner foi o primeiro que utilizou publicamente o uso do termo “Wicca”, que foi longamente citado como sendo a origem do termo “Bruxa” e para divulgação aplicou-o para denominar tal movimento.

 Nos anos 1970 e 1980 o uso do termo Wicca deu origem a muitas Tradições da Bruxaria não relacionadas ao Gardnerianismo, como as Tradições Diânica e Nativista Correlliana, tornando-se um termo aplicado aos religiosos atuais da Bruxaria, nos Estados Unidos bem como em diversos países do mundo.


O QUE É A WICCA CORRELLIANA?

 A Tradição Correlliana é um ramo da Bruxaria Tradicional que identificou-se à Wicca desde os anos 70, em maior parte da mesma forma que a Tradição Diânica é identificada como wiccan. Originalmente uma Tradição familiar, o Correllianismo tornou-se aberto, uma Tradição pública, dese 1979, expandindo-se rapidamente desde o final dos anos 1990.

A Wicca Correlliana coloca forte ênfase aos aspectos filosóficos e teológicos da Wicca, e ressalta o desenvolvimento espiritual, mágico e psíquico. A Wicca Correlliana também coloca grande importância na ideia dos Ancestrais, considerando-se tanto os Ancestrais da Tradição como os membros Ancestrais físicos e filosóficos.

A Wicca Correlliana celebra a Roda do Ano da mesma maneira como a maioria das Tradições wiccans, mas além disso celebra duas vezes ao ano um rito de purificação e bênçãos denominado “Lustração”, que é considerado unicamente correlliano. As Lustrações começaram a ser celebradas em caráter privativo, comparativamente aos ritos ancestrais simples praticados pela família High-Correll e pelo Templo Mãe Correll para honrar e manter suas conexões aos Ancestrais e trazê-los através de Oráculos, e evoluiu para uma cerimônia pública conforme a Tradição se expandiu.

Você pode ler mais sobre Wicca Correlliana no endereço http://correllian.weebly.com/ 

O QUE É PAGANISMO E NO QUE ELE DIFERE DA WICCA?

Um pagão é um religioso que não é judeu, cristão, muçulmano ou satanista. Assim como há “pagãos” em muitos lugares. Antigos sistemas religiosos como o Hinduísmo e o Taoísmo, bem como as religiões clássicas da Grécia, Roma, Egito, etc, são pagãs, como atuais movimentos como Asatru, Druidismo moderno, etc... Embora a Wicca seja vista como um ramo ou um tipo de Paganismo. Para dar um exemplo, um wiccan é um pagão, como um metodista é um cristão. Nota-se isso que historicamente o termo pagão tem sido aplicado por não praticantes do Paganismo e e que só muito recentemente tem havido algum reconhecimento entre os pagãos que nós podemos ver nossas Tradições diferentes como sendo relacionados.

 
free templates

Crie um site gratuito com o Yola